Confira abaixo mais informações sobre o curso.

Sobre o Curso
Este curso foi criado pela FABET em 2005 para qualificar motoristas que já tem experiência na estrada, com objetivo de transmitir a ele a cultura de parceiro da empresa, orientando-o para os melhores resultados. Para ingressar é necessário que o motorista possua preferencialmente carteira de habilitação E ou D e comprove mais de seis meses de experiência como motorista.

Carga Horária
45h

Investimento
Consulte nossa equipe comercial para saber detalhes sobre o valor do curso

Duração
22 a 26 de agosto/22
Público Alvo
Aperfeiçoamento de Condutores para Veículos Truck, Articulados, Biarticulados e Passageiros
Perfil de Ingresso
Grade Curricular
Competência Relacional
-
- I – Módulo – Desenvolvimento Interpessoal – 12 Horas.
Construção de Compromisso e Responsabilidade
Comunicação, Marketing Pessoal
Atendimento ao Cliente interno e externo
Quebra de Paradigmas e Inteligência Emocional
O perfil ético e funcional do motorista gestor
Senso de dono
Cultura da Segurança
Preparação para o Trabalho
Gestão de Qualidade
- I – Módulo – Desenvolvimento Interpessoal – 12 Horas.
-
- II – Módulo – Saúde do Gestor de Unidade Móvel – 4 Horas.
Saúde, segurança e meio ambiente
Álcool e drogas
Gestão do Sono, Fadiga e Stress
Ergonomia
Sono/Fadiga/Stress
Alimentação
Exames médicos
Qualidade de vida
Primeiros socorros
- II – Módulo – Saúde do Gestor de Unidade Móvel – 4 Horas.
Competência Técnica
III – Módulo – Custos
-
- Manutenção Preventiva em Pneus – 4 Horas
Noções básicas de pneus
Pressão de ar indicada
Distribuição de carga
Combinação de eixos duplos
Capacidade/ índice de velocidade compatível
Manutenção preventiva
Análise de geometria
Identificação de folgas
- Manutenção Preventiva em Pneus – 4 Horas
-
- Direção Econômica e Tecnologia Embarcada – 12 Horas
Mecânica básica
Giro 360 / Checklist (cavalo + implemento)
Procedimentos de engate e desengate / 5ª roda
Ergonomia / Acesso a cabine
Pontos cegos
Painel de instrumentos / Computador de bordo
Trem de força
Utilização correta do sistema de freios (serviço e auxiliares) em declives acentuados e em condições adversas
Funcionamento do sistema pneumático
Ciclo da direção segura e econômica
Manutenção preventiva – Importância
Vícios e falhas de operação que comprometem a segurança
Veículos mecânicos e automatizados
Sistemas de telemetria (principais violações, causas e consequências: frenagem brusca, aceleração brusca, pico de velocidade, força G, motor ocioso) – cercas eletrônicas sensores de fadiga, sono, câmeras
Tecnologias embarcadas e disponíveis no mercado
- Direção Econômica e Tecnologia Embarcada – 12 Horas
IV – Módulo – Legislação e Segurança
-
- Legislação de Trânsito e do Transporte – 4 Horas
Legislação do código brasileiro de trânsito
Resoluções do CONTRAN
Portarias/Deliberações e Emendas
Infrações/Penalidades e Medidas Administrativas
Tacógrafo
Leis da balança
Lei 12.619/2012 (Limites operacionais)
- Legislação de Trânsito e do Transporte – 4 Horas
-
- Responsabilidade Civil e Penal no Acidente de Transito – 4 Horas
Causas de acidentes no ponto de vista jurídico
Responsabilidade Civil
Decisões de tribunais
O seguro obrigatório
Aspectos criminais do código Brasileiro de Trânsito
Crimes de Trânsito e Ambientais
- Responsabilidade Civil e Penal no Acidente de Transito – 4 Horas
-
- Direção Segura – 4 Horas
Cultura da Segurança / Estatísticas / Pirâmide de Bird
Fatores de riscos (elemento humano, via, ambientais, veiculo)
Acidente x erro (negligencia, imprudência, imperícia)
Analise de risco de rota – Objetos soltos na cabine
Cinco hábitos da direção segura (5HDS)
Quase acidentes
Tipos de colisões (causas – distração, distancia de segurança, velocidade incompatível, ultrapassagens indevidas, uso de álcool e drogas, medicamentos, fadiga, desrespeito a sinalização, defeitos na pista, animais na pista, falhas mecânicas)
Condições Adversas (tempo, via, transito, motorista, veiculo, carga)
Visão periférica (avaliação de cenário – esperar o inesperado)
Usuários vulneráveis
Mudanças de cenários, cruzamentos, rotatórias, entroncamentos
Cinto de segurança
Elementos do Motorista Defensivo
Previsão, antecipação
Prevenção de tombamentos (fatores que influenciam)
Forças que se aplicam ao veículo em movimento e na carga
- Direção Segura – 4 Horas
- V – Módulo – Prática
Prática Supervisionada (caminhão de operação – Aplicação na pratica dos conceitos de segurança e direção econômica) – 1 Hora.
Carga Horária Total: 45 horas.