A Fabet iniciou na última quinta-feira (08/07/21) a 1ª Turma do Curso de Gestão em Segurança no Transporte em parceria com o Sest Senat, tendo como objetivo aperfeiçoar os profissionais para gerenciarem um sistema eficaz de Segurança e Saúde do Trabalho em empresas de transporte de cargas, concebendo, implementando, mantendo e aprimorando uma gestão de acordo com as diretrizes técnicas, legais e necessárias para o negócio.
O ambiente competitivo em que as empresas de transporte estão inseridas faz com que os gestores detenham cada vez mais suas atenções quanto ao ambiente de trabalho e percebam os riscos a que estão expondo seus funcionários em seu meio de atuação, no trânsito, ao meio ambiente e às comunidades.
As empresas devem estar livres de riscos inaceitáveis de danos ocasionados por acidentes, garantindo o bem estar físico, mental e social dos seus profissionais e demais pessoas que comungam dos mesmos espaços, especialmente no transito. Para minimizar ou eliminar tais prejuízos, é preciso desenvolver e implementar sistemas de gestão voltados para a segurança e saúde ocupacional, capazes de identificar e avaliar as causas associadas aos acidentes e incidentes. Principalmente, a avaliação e o exame dos incidentes, pois fornecem dados que, se devidamente tratados através de uma visão sistêmica, podem fornecer subsídios importantes para a prevenção de possíveis acidentes, por vezes graves e fatais.
Acidentes, incidentes constituem, muitas vezes, em eventos que devem ser controlados de maneira preventiva através do planejamento, organização e avaliação do desempenho dos meios de controles implementados, uma vez que podem estar associados a inúmeras causas, e não apenas a uma causa específica.
A grade curricular é uma exclusividade para o segmento e também para o Brasil, com professores experts nos temas.
Ao termino do curso, está programado um seminário entre os alunos para que possam apresentar cases de sucesso que já tenham sido implementados ou que serão executados em suas empresas, tendo como premissas a Segurança, Eficiência e Sustentabilidade no Transporte de Cargas. Uma banca apreciadora escolherá os dois melhores trabalhos que serão publicados na Revista Transporte Mundial. Outras novidades virão para que as boas práticas sejam difundidas e sirvam de exemplo para o setor do transporte no Brasil
A próxima turma será em setembro, fique por dentro!