Uma equipe de alta performance é aquela que se move como verdadeira unidade de ação, na qual cada membro sente e sabe o que o outro irá fazer. Equipes assim funcionam como sinfonias.
Estas equipes não nascem de um dia para outro, mas de longos processos de formação e maturação dos indivíduos enquanto profissionais e membros de uma equipe.
Não há como se falar em equipe de alta performance se antes os profissionais também não desempenham em alta performance. Daí ser necessário investimento em formação, no desenvolvimento das pessoas.
A responsabilidade deste processo passa sempre pela figura da liderança, que existe como ponto de inteligência que coordena cada membro ao escopo da equipe. A liderança é indispensável, porque uma equipe de alta performance nasce do desenvolvimento dos membros, de um período de convívio e trabalho em conjunto e do estabelecimento de conceito e metodologias claras às quais todos se alinhem. Sem formação técnica e comportamental, longo convívio e metodologia de trabalho é mais difícil o surgimento da equipe de alta performance.
Por isto é fundamental que a organização cultive uma cultura de resultado, com valores e regras que favoreçam o surgimento destas lideranças e equipes. Sem o ambiente cultural adequado se torna mais fácil ou mais difícil este processo.
Equipe de Alta performance gera sempre produtividade e satisfação ao cliente, porque trabalhar com criatividade e inteligência na solução de qualquer problema com que se depara dia a dia. Para estas equipes os desafios são recebidos com energia, porque são oportunidades de ampliar a inteligência prática.
Profº Dr. Josemar Soares.