A Vida é um dom, é uma oportunidade que cada um de nós recebe para poder construir e participar de projetos, conhecer pessoas, lugares, se emocionar, ser feliz. Cada pessoa em suas circunstâncias, com seu trabalho, família, relações, condições de vida tem uma história única a fazer.
Mas nós vivemos em sociedade, e isto significa que há muitas variáveis que podem ocorrer e impactar nossas vidas. Mudanças políticas, econômicas, de legislações, epidemias, transformações tecnológicas, enfim, são tantos os fenômenos que surgindo modificam nossas vidas. Às vezes facilitam, mas outras dificultam, criam obstáculos.
No entanto, o que são os problemas senão oportunidades de crescimento, de mudança radical, profunda? As dificuldades, quando vencidas, nos fazem mais fortes, aguçam nossa inteligência.
É importante ter a consciência de que em momentos como este precisamos mudar, precisamos revisar hábitos e adequar nosso estilo de vida à situação. Isso começa com o cuidado de si, do próprio corpo, passa pela administração das relações, da casa, das finanças, e tem sua dimensão mais decisiva na coragem de seguir em frente, fazendo o trabalho diário da maneira mais vencedora possível.
O trabalho é elaboração do mundo, é superação dos próprios limites, é aperfeiçoamento de nossas capacidades. Pelo trabalho nos transformamos e transformamos as pessoas que convivem conosco.
Com esta mentalidade retomamos dignidade para nós mesmos. Dignidade no cuidar de si, das pessoas próximas a nós, do nosso projeto de alma, o trabalho que nos ajuda a prosperar e a viver melhor. E a dignidade é uma questão interior, um zelo pela própria saúde biológica e emocional, uma atenção de fazer uma rotina de valor.
Quando iniciamos cada jornada temos que saber: quais as ações vencedoras do dia de hoje? Quais ações que se eu fizer ganho o dia? É assim, com uma vitória diária após outra, que superamos qualquer adversidade.
O mundo irá adiante. Crises existem. Mas nelas sempre há aqueles que não se rendem, que seguem firmes e colocam a inteligência a serviço de si e do humano. Todos nós podemos ser esta força, e isto começa com a decisão de manter a própria dignidade, cuidando de si e fazendo o próprio trabalho diário com toda a sua alma.
O trabalho salva vidas, salva a inteligência. Trabalhar com amor, por um sentido maior, nos faz humanos e mais felizes.
Profº Dr. Josemar Soares.