A manutenção muitas vezes é interpretada como vilã, pois é o momento que precisamos parar o veículo interrompendo a produtividade e provavelmente obtendo custo indesejado para realização da manutenção, é comum ouvir a seguinte frase; “além de não ganhar ainda vou gastar”. Será?
Quando se fala em manutenção temos vários modelos, porém iremos focar na manutenção preventiva, dentre os modelos, essa pode evitar prejuízos e problemas maiores, como o nome já diz, é a forma de prevenir, pois temos alguns indicadores que nos informam a necessidade da manutenção.
A manutenção preventiva deve seguir critérios técnicos, normalmente definidos pelo fabricante do equipamento, como por exemplo, troca de óleos lubrificantes, engraxamento, troca de filtros, regulagens, testes, inspeções, reapertos e o constante checklist para verificar se alguma peça pode estar apresentando defeito e, após análise, fazer o acompanhamento para realizar a troca na hora mais conveniente e, principalmente, respeitando os limites de segurança, onde um profissional da área poderá fazer esse tipo de análise. Algumas peças têm quilometragem ou horas trabalhadas definidas para troca, outras é possível uma análise visual, outras podem apresentar ruídos, aumento de temperatura, outras apresentam alertas no painel e assim por diante. A experiência conta muito nessa hora. Usar os sentidos, ficar atento, ter a sensibilidade como se estivesse vestindo o equipamento para perceber alterações no funcionamento do veículo.
A manutenção preventiva visa evitar desgastes anormais e falhas não programadas, onde uma falha durante a viagem, pode causar grandes transtornos. Uma simples troca de peça pode gerar grandes prejuízos financeiros, com uma eventual utilização de guincho, mecânico, peça com valores locais, diária de motorista, transferência de carga, acidentes, a imagem da empresa afetada e muito mais. Por isso fique atento à manutenção do veículo através dos indicadores, pois o condutor também é responsável por informar a necessidade ao responsável.
Importante: se o veículo apresentar algum problema que possa colocar a sua vida ou a de outros em risco, NÃO SAIA COM ELE ATÉ REPARAR O PROBLEMA!!!
Profº Wellington Bosco dos Santos