Você sabia que um pneu de carga desbalanceado pode perder até 20% de quilometragem?
Todo conjunto rodante após montado e instalado no veículo está sujeito a desequilíbrio que se traduzem em vibrações, afetando o desgaste do pneu e o desconforto, além de reduzir a vida útil dos rolamentos, dos pneus, dos amortecedores e elementos da suspensão e direção do veículo.
HÁ DOIS TIPOS DE DESEQUILÍBRIO:
ESTÁTICO:
DINÂMICO:
ESTÁTICO: Ele resulta num comportamento semelhante a uma roda excêntrica, já que o setor mais pesado do conjunto roda/pneu/câmara de ar dará golpes contra o solo a cada volta da roda.
As trepidações do desbalanceamento estático são até certo ponto absorvidas pela suspensão, contudo tenderão a causar desgaste mais rápido dos rolamentos do cubo e amortecedores.
DINÂMICO: Ele produz uma alternância do pneu no curso do sistema de direção, resultando num esmerilhamento da rodagem contra o solo em dois pontos, a 90 graus do setor desbalanceado.
Mesmo que este desbalanceamento, devido às absorções do sistema de direção, não chegue a gerar um SHIMMY perceptível ao volante causará um desgaste mais acelerado dos terminais de direção, rolamento do cubo e desgaste localizado na banda de rodagem do pneu.
Desbalanceamento Dinâmico:
Desbalanceamento Estático:
Professor Leonardo Barbato