É inegável que os profissionais do volante contribuem para o bem-estar social da população, pois são responsáveis pelo transporte de itens essenciais que promovem a segurança, saúde, qualidade de vida, educação, dentre tantos outros, para as comunidades. Dificilmente encontraremos um produto ou insumo que não tenha passado pelo transporte rodoviário.
Sabemos também que o mercado atual é extremamente competitivo, está em constante transformação, desta forma o profissional do setor de transporte precisa se destacar e assumir um novo papel.
Compreendendo estas mudanças, o motorista precisa adotar uma postura de Gestor de Unidade Móvel (GUM), gestor sim, já que ele é responsável por gerenciar sua vida pessoal (como família, tempo, saúde, finanças, sono) e veículo (conhecimento em mecânica básica, leis de trânsito, novas tecnologias, aliada a técnicas de Direção Segura e Econômica).
Além de gerenciar a vida pessoal e equipamentos o GUM também gerencia e administra a carga, os documentos, o cliente e cuida de todas as demais pessoas que encontra em seu caminho (o maior cuida do menor), compartilhando espaços no trânsito com segurança, respeito e ética.
Não podemos esquecer que o GUM representa: o embarcador, a empresa de transporte (mesmo que autônomo, também é empresa) e a si mesmo. Observa-se a importância do marketing pessoal, comunicação, boa postura e apresentação pessoal. Além é claro de continuar em desenvolvimento, pois os desafios não param.
Deixamos nossos agradecimentos a todos os Gestores de Unidade Móvel. Contem sempre com a Fabet!
Juntos somos mais fortes!
Psicóloga e Professora: Amanda Oliveira Vendramin