Um dos itens mais importantes relativo a segurança veicular, o freio, possui algumas particularidades críticas, uma delas é com relação a pressão de ar do sistema. O condutor deve ficar sempre atento, caso perceba algum problema nesse sentido, deve procurar profissional especializado para repará-lo. O vazamento de ar provoca perda de eficiência na frenagem e aumento no consumo de combustível.
O freio de serviço, também chamado de freio de pé, necessita de pressão para ser acionado, caso a pressão diminua, ele perderá eficiência. Alguns motoristas têm uma ideia errada sobre vazamentos, quando dizem, “se o ar baixar o freio trava”, não necessariamente, depende qual circuito ocorreu o vazamento.
O ideal é que a pressão do ar do sistema de freios não baixe, mas um veículo com mais tempo de uso e/ou com acessórios, é comum apresentar esse tipo de problema, mas isso não é correto, o correto é concertá-los. Portanto, se perceber que a pressão baixa rapidamente (em poucas horas), ao desligar o veículo, isso é um indício de problema grave, porque esse vazamento pode aumentar e o compressor não conseguir encher o balão de ar, a pressão de ar do sistema de freios baixa e poderá ficar sem freio de serviço, e nessa hora terá uma última alternativa de parar o veículo com o freio estacionário (que não tem a mesma eficiência que o freio de serviço).
Outra coisa importante é que alguns motoristas tem o mal hábito de sair antes da pressão do sistema de freios estar no máximo. Isso gera grandes riscos pois o compressor pode não dar conta de encher o balão de ar e o caminhão ficar sem freio. Portanto, só saia com o caminhão com a pressão do sistema de freios no máximo.
Os vazamentos de ar aumentam o consumo de combustível, na medida em que o condutor permanece alguns minutos com o motor ligado enchendo o balão de ar e dependendo quantas vezes faz isso ao dia, pode dar uma grande diferença no consumo ao final de um ano.
Outro item relacionado ao sistema de freios é a sua regulagem e desgaste que devem ser verificados periodicamente, em função da quilometragem rodada, carga transportada, tipo de relevo, tipo de freio auxiliar e forma de utilização. Em outra matéria falaremos sobre a forma correta de regulá-lo e também sobre os freios auxiliares.
O importante é verificar as condições do freio antes de sair, se notar algum problema que possa colocar em risco a sua segurança ou de terceiros, deverá ser reparado imediatamente.
Profº Eng. Manoel Carvalho Filho