Conduzir um veículo pesado, cujas rodas e eixos não estão corretamente alinhados, ocasionará um aumento no desgaste dos pneus.
Haverá maior resistência ao rolamento, portanto, o consumo de combustível aumentará. Além do mais, se a resistência ao rolamento é elevada, os embuchamentos e rolamentos se desgastarão prematuramente.
O motorista forçará o volante o tempo todo e adquirirá uma postura incômoda para dirigir que provocará dores nas costas e nos ombros.
Quando os eixos traseiros não estão alinhados, o veículo tende andar em círculo. Se os eixos estão fora de esquadro com o chassi, o veículo pode causar perigo para o tráfego ao invadir uma largura maior do que o espaço da rodovia, ultrapassando assim, a largura máxima permitida do veículo.
Observe os 3 exemplos:
1º Os eixos alinhados corretamente, consumo de combustível 30 lt/100 km.
2º Os eixos alinhados fora do esquadro de 10 mm/m, o consumo de combustível aumentou para 31,3 lt/100 km, aumento de 4,3%.
3º Os eixos foram ajustados paralelos e fora de esquadro em 10 mm/m, o consumo de combustível aumentou para 35,6 lt/100 km, au mento de 18,7%.
Profº Leonardo Armbruster Barbato